O mercado e desenvolvimento de bebidas premium
Escrito pela Dra. Aline Bortoletto
A percepção de valor agregado em uma bebida está intimamente relacionada à elevada capacidade de conexão com consumidor alvo. Para isso, técnicas e estratégias de desenvolvimento de produtos devem ser aplicadas desde a conceitualização da marca até o design sensorial final.
A inteligência aplicada a gestão de marcas de luxo propiciam surpreender o consumidor dentro de um cenário de inovação, que desperte emoções e o desejo de aquisição e consumo de uma bebida de alto padrão sensorial.
Para isso, muitos empreendedores entendem que o processo de envelhecimento e armazenamento da bebida em barris de madeira contribui para atingir a qualidade de excelência e o valor ao consumidor.
Mas como fazer isso de forma primorosa?
O segredo está no PLANEJAMENTO do design sensorial da bebida antes dela existir!
A MADEIRA é considerada e reconhecida internacionalmente como principal atributo de qualidade para um destilado de valor. Ao envelhecer/armazenar a bebida em madeira seus componentes se transformam e a bebida passa a ter uma personalidade sensorial única e exclusiva.
No Brasil, inúmeras madeiras são comumente utilizadas para armazenar e envelhecer cachaça, cerveja, vinho, rum, uísque, entre outras bebidas. Geralmente com pouco ou nenhum conhecimento científico e técnico sobre o tema, o produtor investe em barris novos, barris importados ou de madeiras nacionais sem ter total domínio sobre a condução ideal do processo.
O resultado é sempre um destilado de boa qualidade mas que não possui a perfeição sensorial de destaque entre os demais produtos da categoria, sendo o que denominamos "mais do mesmo" quando analisamos e comparamos produtos de uma mesma faixa de preço.
Mas como se destacar entre os demais produtos do mercado ?
Como escolher o melhor barril ideal ?
Qual é a melhor madeira e o tempo ideal de envelhecimento da bebida?
Todas essas perguntas são respondidas com conhecimento estratégico sobre gerenciamento de adega, blendagem e desenvolvimento de produtos.
O paladar do brasileiro é encantado com produtos estrangeiros, que trazem aparência sofisticada e elegante. Mas será que não temos grandes tesouros nacionais que podem transformar o simples em excepcional e estamos arriscando perder grandes oportunidades de inovação por falta de conhecimento técnico, planejamento e fundamento?
5 pontos de destaque são imprescindíveis para criar a bebida envelhecida de alto valor agregado:
Planeje! Seus produtos devem fazer parte de uma linha de conceitos que converse com o consumidor e sejam coerentes e complementares entre si.
Analise o que já tem no mercado e onde seu produto será encaixado. Analise seus concorrentes e o que eles oferecem de diferencial.
Crie a partir da lacuna observada. Muitos produtos não existem no mercado nacional brasileiro e podem ser uma estratégia importante entender o que tem no mercado externo e que ainda não tem aqui. Essa também é uma oportunidade de inovação!
Conheça tecnicamente sua criação! Muitas empresas aplicam apenas técnicas similares aos produtos que já existem no mercado e pecam na hora de criar um diferencial para sua marca. Nesse sentido, o conhecimento técnico e científico é extremamente valioso, pois proporcionará oportunidades de criação que não são vistas por todos.
Estude e chegue antes! Aqui na INOVBEV trazemos inovações e novidades científicas e técnicas em toda nova turma de curso que abrimos. Participar de nossos grupos de estudos e treinamentos permite ao empreendedor ser pioneiro no mercado e usar estratégias únicas que são comentadas e desenvolvidas apenas nesses grupos restritos de cursos.
Gostou desse conteúdo?
Participe do nosso próximo curso MADEIRAS EXPERT e entenda como esse e outros conceitos podem ajudar você a criar o diferencial em sua bebida de alto valor agregado!
Comments