BALANÇO 2021: QUAL PROBLEMÁTICA PODEMOS SANAR PARA UM 2022 COM MARCAS DE SUCESSO?

Escrito pela Dra. Aline Bortoletto, diretora INOVBEV



Diante de muitas informações básicas e com nível técnico raso sobre bebidas, a busca pela profissionalização e pelo conhecimento da ciência está cada vez maior por produtores e empresas que desejam capacitar suas equipes, seus diretores e gestores.


Desde o início da pandemia pudemos perceber um movimento acelerado de novas marcas e produtos entrantes no mercado nacional com o foco INOVAÇÃO, diferenciação e diversificação de bebidas.


O problema acontece quando muitas empresas são abertas e marcas são lançadas sem o devido planejamento ESTRATÉGICO necessário, juntamente com a ansiedade de produzir algo novo e estrear de maneira "pioneira".


O pioneirismo muitas vezes pode ser detectado como sinal de amadorismo e necessidade de alavancar vendas estagnadas com produtos anteriores, que estão com mercados reduzidos ou lotes estagnados. Da mesma forma, a inovação nas bebidas costuma ser pautada em algumas simples estratégias de marcas de referências internacionais ou até mesmo nacionais.


Com isso, o mercado torna-se saturado de produtos quase idênticos e sem características especiais que atraiam o consumidor. O produtor frustra-se com menores expectativas de sucesso nas vendas seguidas do alto investimento inicial no lançamento do produto.


COMO CRIAR PRODUTOS MAIS ASSERTIVOS?

Este foi o tema de um dos nossos cursos de 2021 - DESENVOLVIMENTO DE NOVAS BEBIDAS (julho 2021) e do MASTERCLASS beneficente CONQUISTE O SEU CLIENTE (dez. 2021). No qual tratamos sobre métodos de desenvolvimento de produtos que devem ser aplicados em diversas esferas que englobam a qualidade, apresentação, posicionamento e consumidor foco.


O que percebemos é que muitos produtores não planejam todas essas etapas e acabam lançando produtos sem a devida e necessária assertividade. Com isso surge a necessidade e recomendação de aquisição de maior conhecimento e envolvimento da alta gestão dessas empresas em não somente conhecer sobre a tecnologia de produção, mas também de todos os setores que envolvem o sistema bebida - consumidor.

Em 2021 pude acompanhar e vivenciar o drama de muitos produtores preocupados com uma única parte do negócio, ou a produção, ou vendas. Muitas vezes o produtor contrata uma mentoria para tirar "algumas dúvidas" e já está produzindo de forma errada, em equipamentos inadequados ou já comprou insumos totalmente incoerentes com o objetivo da bebida. Outras vezes, ele já lançou seu produto no mercado e a preocupação é notada quando não há revenda do segundo lote.


Neste ano promovemos aqui na INOVBEV diversos eventos, cursos, treinamentos, mentorias, workshops e masterclass sobre toda cadeia produtiva das bebidas, e orientamos mais de 670 produtores e profissionais da área.


RETROSPECTIVA 2021:


Em janeiro promovemos o CONGRESSO DA CACHAÇA (online) contando com palestras de profissionais de diversas áreas do setor e mais de 270 inscritos. Esse evento permitiu levar conhecimento aos produtores das mais diversas regiões do Brasil, além da união dos palestrantes e profissionais para a realização de trabalhos futuros que foram observados ao longo do ano.





Outro destaque ocorreu com o Fórum da Cachaça que promoveu uma discussão entre profissionais da cadeia produtiva quanto à Nova Portaria sob consulta pública do Ministério da Agricultura (n. 339 de 28 de julho de 2021). Participaram dessa discussão Carlos Lima (Diretor do IBRAC), Jairo Martins, Nelson Duarte, Dirley Fernandes e muitos produtores.


Veja o vídeo abaixo:


Dentre os 11 cursos oferecidos pela INOVBEV em 2021, tivemos como destaque o SOMMELIER DE CACHAÇAS e o SOMMELIER DE GIN em suas primeiras edições, o MASTER BLENDER, o curso de RASTREABILIDADE NA CADEIA PRODUTIVA DA CACHAÇA, PRODUÇÃO DE LICORES E BEBIDAS MISTAS, PRODUÇÃO DE CACHAÇA E RUM, PRODUÇÃO DE GIN, DESENVOLVIMENTO DE NOVAS BEBIDAS, o Workshop CACHAÇA EXPERIENCE e os cursos com renda 100% beneficentes à instituições de caridade: MULTISSENSORIAL DE BEBIDAS e MASTERCLASS CONQUISTE O SEU CLIENTE.


CLIQUE AQUI PARA SABER DA AGENDA DOS CURSOS 2022:



Outro modelo de acompanhamento de produtores foi através das Mentorias Individuais oferecidas o ano todo e as Mentorias Coletivas oferecidas para grupos de produtores em 4 meses do ano, nas quais tratamos de temas pertinentes às dificuldades do setor.


As CONSULTORIAS foram um outro segmento importante para alguns produtores acompanhados durante meses em projetos de desenvolvimento de produtos, implementação de destilarias, treinamentos de equipes nacionais e internacionais em temas privativos.


VEJA AQUI OS TEMAS DE CONSULTORIAS INOVBEV:


Para que tudo isso acontecesse com sucesso, contamos com uma equipe de 7 profissionais qualificados nas mais diversas áreas do conhecimento envolvendo o tema BEBIDAS, que não apareceram por aqui, mas fazem parte de um Backstage forte e altamente qualificado!

Aproveito e deixo aqui meu agradecimento especial a cada um deles!



COMO PODEMOS PROVER UM NOVO 2022 COM MARCAS DE SUCESSO?


Marcas de sucesso não acontecem por acaso! O SUCESSO é uma uma construção contínua de conhecimentos e busca incansável por referências de como fazer o melhor, da melhor forma possível. Técnicas e estratégias não podem ser copiadas, e sim criadas com um objetivo e conceito único para cada produto.


Sobre isso, conversaremos mais em 2022 em cada um dos nosso Encontros, Cursos, Treinamentos, Mentorias e Consultorias!


Nos vemos por lá com muita saúde e energia para novos projetos e conhecimentos!









139 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo