top of page

2024, o ANO das BEBIDAS MISTAS, da INOVAÇÃO e do conhecimento SENSORIAL

Escrito pela Dra. Aline Bortoletto


2023 foi um ano de muitas novidades no mercado de bebidas.

Novas marcas, novos produtos e novos consumidores!


A categoria das bebidas mistas é a que mais se destaca devido às inúmeras possibilidades de misturas e ingredientes que agradam consumidores de estilos de vida distintos e que buscam se conectar cada vez mais com seu propósito.







Seguindo a grande tendência mundial, o mercado diversificou buscando a sustentabilidade como característica de produtos e como conceito de consumo. Neste contexto o Brasil se destaca pela ampla variedade de recursos alimentares (vegetais, naturais) que promovem efeitos interessantes no perfil sensorial do produto final e possibilidades de inclusões de muitos valores ambientais ao branding e formulação.


Bebidas tradicionais ganham mais evidência e sofisticação quanto à sabores cada vez mais exclusivos e que agradam o consumidor tradicional, que também requer inovação e melhoria contínua para propagação da marca e da linha de produtos premium.


Produtos disruptivos trazem contato direto com o nicho específico no qual se deseja contribuir com o cotidiano de quem se conecta diretamente com a inovação e conceitos adicionados.


Nesse amplo cenário, os conhecimentos de técnicas de processamento, métodos de produção, conhecimento sobre ingredientes, aditivos e regulamentação nunca foram tão imprescindíveis para a construção de um produto inovador com elevado potencial de mercado. Com isso, as oportunidades se expandem para quem deseja empreender em inovação sustentada pela tecnologia e conhecimento científico capaz de gerarem produtos de alta qualidade, com reputação e perpetuação da marca criada.


Por outro lado, é nítido o surgimento de muitas marcas e produtos "aventureiros" originados de receitas caseiras sem qualquer preocupação com a qualidade, estabilidade, durabilidade e perfil sensorial característico. Alguns até mesmo surgem sem registro no MAPA e com produção informal. A preocupação da presença desses produtos no mercado são riscos ligados à saúde do consumidor, ilegalidade comercial, dentre muitos outros que levam à marca/produto/empreendedor ao fracasso em pouco tempo.


De qualquer forma, sempre há espaço e tempo para busca de conhecimentos e transformações. É incrível como vivencio muitos produtores que começam de maneira simples e que transformam suas marcas quando apostam na qualidade e buscam capacitação como ponto de partida para inovar em seus negócios.


Além disso, o sucesso é ainda maior quando empresas que já são estabelecidas, de porte grande, médio e pequeno apostam premiunizar e atualizar seus produtos. Levar ao consumidor a qualidade mais elevada é a melhoria contínua que todos necessitam.




A Inovbev traz como primeiro curso (online) de capacitação do ano, curso de Produção de Bebidas Mistas e Licores, que começa dia 17 de janeiro.





Commentaires


bottom of page